Autor de clássicos, João Bosco canta na região neste sábado

Cassiano Cavalheiro

Autor de clássicos, João Bosco canta na região neste sábado

Foto: Daisson Flach

Um dos maiores compositores do Brasil e parte viva da história da Música Popular Brasileira, João Bosco, se apresenta neste sábado, 24 de setembro, às 19h30min, no Palco Bell’Anima, no Recanto Maestro, localizado entre os municípios de Restinga Seca e São João do Polêsine, a 30 km de Santa Maria. A apresentação celebra os 50 anos de carreira desde que o cantor e compositor mineiro foi apresentado ao grande público, e traz um repertório que inclui clássicos como O Bêbado e a Equilibrista, Papel Maché, Kid Cavaquinho, De Frente Pro Crime e Jade. O músico respondeu questões propostas pelo editor de cultura do Diário, Cassiano Cavalheiro. Confira o bate-papo.

Leia também

Banda Milho Verde toca nas janelas do Treze de Maio neste fim de semanaMinissérie A Casa das Sete Mulheres completa 20 anosSanta Maria recebe a 2ª edição do “Entrevero – Festival Internacional de Teatro”; confira a programaçãoCassiano Cavalheiro: Cláudia Abreu apresenta monólogo com suas percepções da vida e da obra de Virginia Woolf no Treze de MaioCurso de Design de Moda da UFN promove desfile no Shopping Praça Nova

Cassiano – Como avalia o cenário musical atual? Estão nascendo novas músicas com potencial para se tornarem inesquecíveis?

JB  – A música é dinâmica e seu processo é contínuo. O tempo/espaço onde as coisas acontecem são cada vez mais urgentes. O que acontecia na música nos anos 1940 reverberaram por décadas. Poderia dizer o mesmo para os anos 1960. E esse curso, “evolução”, não é um fenômeno local e sim global. As gerações que vão surgindo têm suas próprias necessidades/escolhas. Aquilo que entendo por clássico só se define concretamente quando a gente de depara com ele, antes disso, fica difícil antecipá-lo.

Cassiano – Como é estar na estrada aos 76 anos?  Qual a melhor parte e o maior desafio desse fato?

JB – A música é o que me move. Faço música, logo existo. Na verdade, o fundamental para mim é o desejo de ir ao encontro da música seja nos palcos, solo ou compartilhando as ideias musicais com outros instrumentistas ou no meu cantinho com o meu violão, compondo. A melhor parte e o maior desafio é não perder esse desejo.

Cassiano – O Bêbado e a Equilibrista marca o período da anistia e do declínio da Ditadura Militar no Brasil. Você acredita que a música segue atual? Como você resumiria a realidade política/cultural do país?

JB – Na minha opinião, infelizmente, estamos vivendo momentos de ameaça à democracia e isso historicamente nos faz regredir aos tempos que pensávamos ter superado. Também é importante dizer que esse estado de acontecimentos vem se dando em outros países do mundo.

Cassiano – Como foi montar o repertório desse show que chega à região de Santa Maria?

JB – O show é o Abricó de Macaco. Como compositor, é importante para mim que, ao lado de um repertório autoral mais recente, eu também possa fazer algo retrospectivo que eu considero interessante. O JB Quarteto é composto de grandes instrumentistas brasileiros que conhecem bem a minha trajetória ao longo desses anos. Por isso, temos uma grande liberdade de escolha do que iremos tocar aceitando as influências do momento como a receptividade do público, por exemplo.

Cassiano – Você tem boas histórias com o Rio Grande do Sul? Pode citar alguma curiosidade?

JB – São muitas as histórias que me ligam ao Rio Grande do Sul. Muitas mesmo! Tenho 50 anos de amigos no Rio Grande do Sul. Mas eu gostaria de destacar um show que fiz em homenagem à Elis Regina no bairro onde ela nasceu. Isso está gravado em meu coração por toda minha vida.

Agende-se

O que – João Bosco: 50 anos de CarreiraQuando – Sábado, dia 24, às 19h30minOnde – Palco Bell’Anima, no Recanto MaestroQuanto – R$ 200 inteiro e R$ 100 meia, no Guichê Web

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vídeo: vamos levar a sacolinha? Anterior

Vídeo: vamos levar a sacolinha?

Show de Henrique e Juliano terá preview com sorteio de ingressos e música com Kelvin e Klaus Próximo

Show de Henrique e Juliano terá preview com sorteio de ingressos e música com Kelvin e Klaus

Geral